fbpx

The Crown – O discurso da Rainha

Compartilhe!

Se a vaidade do Príncipe Philip criou-lhe ele alguns problemas, a vaidade dos redatores dos discursos da Rainha criou maiores para ela.

Crown destaca o discurso que fez Elizabeth II na inauguração da fábrica Jaguar de automóveis. As cenas compõem o 5º episódio da 2ª temporada. O título encaixa como luva no propósito da peça: “Os marionetes”.

Entro na histórica no momento em que o chefe de gabinete da Rainha lê, em voz alta, para seus assessores, o discurso que preparou para a Rainha:

– Talvez vocês não entendam, que da sua constância e capacidade de suportar a fadiga do trabalho maçante e repetitivo e da sua grande coragem para enfrentar pequenas e constantes adversidades dependem, em grande parte, a felicidade e a prosperidade da comunidade…

Aqui ele interrompe, faz alguns consertos e prossegue.   

– O curso ascendente da história de uma nação se deve, em longo prazo, à correção de espírito de seus homens e mulheres comuns.

Um dos atentos ouvidos faz menção de falar. É um jovem assessor. Tanto o orador como os demais repreendem-no com o olhar, mas o jovem continua:

– … de seus trabalhadores?.

Entra na cena o olhar grave, ferino, do sujeito que lê a peça. E o jovem continua:

– É um pouco mais digno.

Todos fazem silêncio e o orador esnoba a sugestão:

– Não, acho que “comuns” está bom. E encerra o assunto, com ar de superioridade.

O jovem não desiste e sai às pressas para pedir o socorro de um colega, que corre até o gabinete de quem poderia rever a proposta. Lá, ele encontra o Chefe de Gabinete.  Ouve, dos dois, o mesmo desdém.

Desavisada, a Rainha fez o discurso do jeitinho proposto pelo Chefe de Gabinete. Deu ruim!  Aconteceu o previsto pelo assessores mais lúcidos. A reação contrária veio através de um jornalista, que publicou uma matéria dura contra o discurso. Dura, mas elegante.

O desenrolar da história é uma aula de política e comunicação. Vale assistir, principalmente, pelas reações da Rainha. Ele compreendeu as críticas e terminou por adotar as sugestões do crítico, com o objetivo de melhorar o discurso. Atitude difícil de se encontrar num mundo onde a vaidade impera.

Por Jackson Vasconcelos

Mais Publicações

Uncategorized

OS IMPOSTOS VÃO AUMENTAR. ACREDITE!

Durante a semana, a Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação da reforma tributária, outro trambolho aprovado, há tempos, no Congresso Nacional como Emenda Constitucional. Depois

Artigos distribuidos

APOSTO NA POLÍTICA.

21.05.2024 Google proibiu que campanhas políticas sejam impulsionadas pela ferramenta de anúncios Google Ads, o que implica também a suspensão da distribuição paga de conteúdos

Quer aprender mais sobre política?

Conheça nosso curso.