fbpx

OS IMPOSTOS VÃO AUMENTAR. ACREDITE!

Compartilhe!

Durante a semana, a Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação da reforma tributária, outro trambolho aprovado, há tempos, no Congresso Nacional como Emenda Constitucional.

Depois da emenda, veio o soneto e na toada da sabedoria popular, sabe-se que, geralmente, a emenda é sempre pior que o soneto. E nesse caso, também é.

Dito isso, eu pergunto a vocês, minhas caras leitores, meus caros leitores, sejam vocês engenheiros, arquitetos, médicos, pedreiros, carpinteiros, motoristas de Uber, de táxi, de ônibus ou de caminhão; sejam vocês, ainda, professores, administradores, pintores, farmacêuticos, balconistas, recepcionistas, comerciantes, sejam vocês quem forem, vocês têm alguma ideia do que é a reforma tributária, a emenda ou o soneto, a regulamentação? Não se frustrem nem se tomem por ignorantes se vocês não tiverem a menor ideia do que é tudo isso. Os legisladores – criadores da reforma e da regulamentação – esperam mesmo isso de vocês, para que possam nos enganar com a conversa fiada de que a intenção deles é facilitar a vida de quem paga impostos. Não é! O objetivo deles é aumentar os impostos e fazer isso como sempre fazem na relação deles com a gente: enganando-nos.

A reforma e a regulamentação aumentam os impostos que a gente paga pelos serviços e pelo consumo de qualquer produto. As propostas multiplicam por 5 os impostos que pagamos hoje. Fazer o quê, né? Eles não nos perguntam e quando percebem o risco de nós descobrirmos o que querem fazer, de verdade, colocam uma meia-sola na proposta para isentar isso ou aquilo, carregando o peso da isenção em outros impostos. Coisa para dizerem que cuidam dos pobres e que tiram dos ricos. Mas, nem de longe, essa turma pensa em gastar menos, para nos cobrar menos. Pagamos muito para ter, nas escolas públicas, alunos que não aprendem, para ter serviços de atendimento médico vergonhosos, com postos de saúde e hospitais onde faltam médicos, enfermeiros, equipamentos e até gaze e algodão. Dipirona? É uma piada.

Entretanto, nem tudo está perdido. As eleições para deputados federais e senadores acontecerão antes da reforma entrar em vigor. Então, vocês já sabem o que fazer, quando essa turma bater na porta de vocês para buscar o voto…Essa é a beleza da democracia: podemos mandar embora os deputados e senadores que não nos atendem.

Mais Publicações

Uncategorized

AH, SE EU PUDESSE! 

Jackson Vasconcelos. Rio, 04 de novembro de 2024 Se eu pudesse; se eu tivesse como, pararia de pagar impostos imediatamente após a reunião do Presidente da

Quer aprender mais sobre política?

Conheça nosso curso.