fbpx

MENTORIA

Compartilhe!

Jackson Vasconcelos – 13 de junho de 2025

Ofereço a você a minha experiência num assunto que você, talvez acredite não ter importância a ponto de merecer a sua atenção e cuidado.  Eu sou orientador em política, mentor, na linguagem profissional. 

Bacon, Locke e Hume sustentaram que o conhecimento é produto da experiência e da experimentação e, por isso, passível de aprimoramento. Eu traduzo do seguinte modo: aprimora-se o conhecimento tanto mais experiência se tenha e tanto mais experimentação se faça. 

Quando o tema é política, afirmo: eu tenho acumulado experiência e conheço boas e más experiências. De tudo isso, recebo conhecimento todo o tempo. Lido com a política, diretamente, desde 1982. Pensando melhor, posso dizer que desde antes disso. Na verdade, na verdade, desde 1974, quando ocupei a função de assessor parlamentar na Câmara dos Deputados. Leio, estudo, analiso, escrevo, acompanho. 

A política é uma efervescente atividade; uma ciência que mexe com a vida de todas as pessoas, queiram elas ou não e, portanto, ela age na sua vida, queira você ou não. Ela está em todas as atividades humanas, pode conferir. Está na música, na poesia, na história, no teatro, está nas religiões, ela decidiu libertar Barrabás e crucificar Cristo! A política é a essência das obras de Shakespeare, por exemplo. 

Diante disso, como fica a posição de quem não gosta da política? De quem acha arriscado debater a política, firmar posições e escolhas no campo dela? Eu uso o termo alienação, uma alienação conveniente para quem usa a política sem ter quem o incomode ou cobre as decisões que toma. 

A minha opinião soa filosófica demais? Então, vejamos se é só filosofia. Quem tomou decisões sobre quanto você é obrigado a entregar da remuneração que você recebe pelo seu trabalho.aos governos Quem decide quanto desse dinheiro será destinado para a educação, saúde ou para os carros oficiais, mordomias e conforto de quem está na política? Quem autorizou Lula governar? Quem autorizou o prefeito de sua cidade? Quem colocou no poder os vereadores, deputados, senadores, governadores? Que dinheiro os sustenta?   

Quando a gente fala sobre política, a gente fala sobre Estado e quando fala sobre Estado trata de impostos e quando trata de impostos cuida da administração deles. Você acha mesmo que não vale a pena cuidar um pouco melhor dos mais de 30% do valor do seu trabalho que é entregue à administração dos políticos? Bem, sobre o seu dinheiro você responde melhor do que eu. O que eu posso fazer é ajudar você a entender a política a ponto de saber que é importante não deixá-la de lado. 

Mais Publicações

Artigos distribuidos

Trump amanhece de crista baixa.

Nas eleições realizadas no dia 4/11/2025 nos EUA os democratas avançaram em estados e cidades estratégicos e os republicanos amargaram derrotas em disputas apoiadas por

Artigos distribuidos

Uma Sutil Diferença

O Senado aprovou o pedido do Supremo Tribunal Federal para criar 160 novas funções comissionadas, destinadas a ampliar a segurança de cada um dos 11