Isto de política, meu Caro...uma vida pela democracia
SINOPSE:
A política é a minha vocação e eu a descobri numa conversa com John Kennedy, quando o entrevistei na Casa Branca. Rubem Medina. Durante nove mandatos consecutivos como deputado federal, Rubem Medina esteve presente em todos os momentos da construção da democracia brasileira, não como um expectador privilegiado, mas como um agente de mudança.
Enfrentou os piores anos dos governos oriundos do golpe de 1964 e as consequências causadas pelo AI-5, a abertura política, a eleição do primeiro presidente civil depois da ditadura Tancredo Neves, a devolução do poder pelo voto direto, a instalação e conclusão da Assembleia Nacional Constituinte, a eleição e o impeachment de Collor de Mello, o Plano Real. Este livro é o conjunto de conversas entre Rubem Medina e o consultor político, Jackson Vasconcelos, com o propósito de recuperar as histórias da relação do Medina com a política e, em especial, com o Congresso Nacional.
Ele esteve presente no cenário político nacional, na posição destacada de deputado federal, primeiro pela Guanabara e depois, pelo Estado do Rio de Janeiro, no período mais rico da história recente.
Rio; cabeça de burro
SINOPSE:
Com a autoridade de ter sido um expectador privilegiado e profissional atuante nas campanhas eleitorais para a prefeitura do Rio de governo do estado, além de ter composto as direções executivas de alguns partidos, sendo o PFL o principal, Jackson Vasconcelos defende a tese de que a decadência econômica e política do Rio de Janeiro, estado e capital, não é motivada por agentes estranhos ao ambiente, mas pelas decisões que os eleitores têm tomado a cada nova eleição.
O livro é um retrospecto da vida política do estado desde 1982 até hoje, composto de textos curtos e bem-humarados, com descrições detalhadas de eventos e situações insólitas ou engraçadas, com políticos que Jackson tem convivido ao longo do tempo.
Sou um Liberal. E você, o que é?: Que raios de liberdade temos?
SINOPSE:
O livro é uma coletânea de artigos selecionados pelo autor entre os que foram publicados por ele no Boletim da Liberdade, site em defesa do liberalismo, e que têm como foco a atuação do Estado Brasileiro na limitação da Liberdade da sociedade.
Jackson analisa fatos e factóides recorrentes na política, sempre atento aos movimentos estratégicos de seus atores. Seu texto didático, por vezes irônico e quase sempre recheado de brilhantes referências demonstram o olhar atento e aguçado de um dos maiores estrategistas políticos do país.
Que raios de eleição é essa?
SINOPSE:
Collor e Dilma deveriam ser motivos suficientes para reprovar de vez o marketing eleitoral como instrumento para vencer eleições. O consultor de campanhas eleitorais Jackson Vasconcelos expõe de forma bem-humorada o enredo de algumas importantes campanhas e demonstra que a estratégia é elemento imprescindível para a composição dos resultados eleitorais.
O autor critica e desmistifica o papel do marketing em campanha eleitoral. Este livro é uma ferramenta muito útil para os profissionais que atuam direta ou indiretamente com eleições e política. Entretanto, este livro é imprescindível para o eleitor que deseja se informar melhor sobre as práticas nas campanhas eleitorais, para que, desta forma, consiga identificar o candidato que realmente mereça seu voto.
O Jogo dos Cartolas – Futebol e gestão
SINOPSE:
‘O jogo dos Cartolas – Futebol e Gestão’ é um olhar crítico da gestão de clubes pela ótica de um executivo que gerenciou por quatro anos um dos grandes clubes brasileiros – o Fluminense Football Club – sem ter, durante toda a sua vida, torcido por um time de futebol. Com essa visão diferenciada, o autor identifica por que todos que se relacionam com o futebol enriquecem, na mesma proporção que os clubes vivem à beira da falência.
Ao longo do livro, Jackson mostra que o grande problema dos clubes é a falta de compromisso com a gestão, deixando a cargo de profissionais não remunerados que administram orçamentos pelos quais não prestam contas, com irracionalidade do torcedor e a benevolência do Estado. A partir da própria experiência, que ajudou o Fluminense a sair da bola de neve de suas dívidas e recuperou a imagem do clube perante as arquibancadas e a imprensa esportiva, o autor aponta saídas para a situação que afunda o esporte preferido dos brasileiros.