fbpx

CAMPO MINADO NA CASA BRANCA

Compartilhe!

O duro embate verbal entre Zelensky, Presidente da Ucrânia e a dupla Trump criou notícias no mundo todo. As torcidas dos dois lados estavam presentes e ainda não saíram do “estádio”, pois a imprensa esteve presente e transmitiu o encontro ao vivo. Só Putin e a imprensa venceram o jogo. O Vice-Presidente J.D.Vance queimou o roteiro do discurso que fez no dia 14 em Munique a favor da democracia. O encontro mostrou um Vance bajulador do Trump. Kamala Harris, com todos os gestos de lealdade ao Biden, não chegou a tanto.  

Donald Trump saiu do encontro do mesmo tamanho e passou a imagem de um jogador de “truco” em dupla com Vance. Zelensky também perdeu pois não conseguiu levar para casa o que foi buscar. Ele estava mais interessado em ter razão sobre o que diz a respeito do Putin do que em resolver o grave problema do seu povo. Contudo fez algo interessante. Ele alertou Vance: “Você tem um belo oceano a separá-lo do Putin, mas isso não será suficiente por muito tempo”. A declaração me fez lembrar o acordo assinado pelo Primeiro-Ministro Inglês, Neville Chamberlain com Hitler e a resistência de Churchill a manter conversas com o Führer. Churchill salvou o mundo de uma terceira guerra. 

Ao analisar o encontro, o professor Heni Ozi Cukier, presente no Youtube com as iniciais do nome (Professor HOC) recuperou frases do Trump sobre Zelensky ditas antes do encontro e ressaltou “Eu acredito que uma das razões da situação ter fugido do controle tenha com o fato de a imprensa estar presente. A presença das câmeras instigou posturas e comportamentos que não aconteceriam numa sala fechada…” HOC lembra que quando eram expostas ao público, as reuniões do Conselho de Segurança da ONU nada produziam de positivo, até que a Alemanha resolveu ceder uma sala para reuniões fechadas. 

Uma coisa é certa: os mesmos holofotes que ampliam imagens positivas as derretem. Por isso, a estratégia é um elemento  indispensável para a comunicação política. Mas, não quero encerrar antes de sugerir que vocês assistam a boa conversa entre William Waack e André Esteves presente no Youtube: CEO Conference 2025: André Esteves analisa o cenário político e macroeconômico global. Na conversa, William Waack repetiu as palavras do Michael Pompeo, ex-Secretário de Estado dos Estados Unidos, sobre a Casa Branca: Ele disse algo que me fez dar boas risadas. Ele chamou a Casa Branca de uma casa de loucos. Ele disse: se você tentar organizar tudo o que sai de lá, você vai ficar maluco”. 

Fica o registro.

Mais Publicações

Política

ANISTIA

Uma parte dos políticos brasileiros está mobilizada a favor de uma lei que perdoe as pessoas presas, condenadas ou não, por participarem e ou estimularem

Política

ERREI E PEÇO-LHES PERDÃO

Eita! Errei feio. Perdoem-me, por favor. Existem erros imperdoáveis? Não! Todo erro autoriza o perdão, mas a depender de quem os sofre. Errei com os

Quer aprender mais sobre política?

Conheça nosso curso.